Trabalho de Criminologia
VALOR: 1,5 PONTOS – DATA: 26.02.14
1 – SOBRE AS ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS, LEIA OS TEXTOS E RESPONDA O QUE SE SEGUE:
Texto 1: “O homem criminoso estaria assinalado por uma particular insensibilidade, não só física como psíquica, com profundo embotamento da receptividade dolorífica (analgesia) e do senso moral. Como anomalias fisiológicas, ainda, o mancinismo (uso preferente da mão esquerda) ou a ambidextria (uso indiferente das duas mãos), além da disvulnerabilidade, ou seja uma extraordinária resistência aos golpes e ferimentos graves ou mortais, de que os delinqüentes típicos pronta e facilmente se restabeleceriam. Seriam ainda comuns, entre eles, certos distúrbios dos sentidos e o mau funcionamento dos reflexos vasomotores, acarretando a ausência de enrubescimento da face. Consequência do enfraquecimento da sensibilidade dolorífica no criminoso por herança seria a sua inclinação à tatuagem ...” (MOTA, Maurício Jorge Pereira. “O crime segundo Lombroso”, 2009)
Com base na teoria Lombrosiana, disserte sobre os seguintes tópicos
a) Qual o marco da tese lombrosiana para a época? Em que consistia o método positivo utilizado por ele?
Lombroso desenvolveu uma tese por meio de observação de cadáveres de criminosos (ele fazia autopsias enquanto trabalhava como médico no sistema carcerário italiano). Durante essa pesquisa empírica, na qual foram realizadas 400 autópsias e 6000 análises de criminosos vivos, Lombroso concluiu algumas características eram comuns aos delinquentes, como crânio assimétrico, orelhas em formas de asas e fosseta occipital média, que era característica do homem primitivo. Lombroso avaliava ainda comportamentos presentes desde a infância, traçando o que para ele seria uma espécie de determinismo do indivíduo propenso ao crime.
Lombroso fez parte da Escola Positivista, que por sua vez foi influenciada pelos avanços científicos surgidos durante o século XIX, como as teorias de Darwin (Evolução das Espécies)