FONTES DE ENERGIA
O que são fontes de energia, energia primária, secundária e hidráulica.
INTRODUÇÃO
Existem atualmente diversas fontes de energia utilizadas em todo o mundo, umas em maior e outras em menor quantidade, de acordo com a região. De maneira geral, elas podem ser classificadas como energias convencionais (baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida) e alternativas (originadas como solução para diminuir o impacto ambiental), além de se dividirem em renováveis e não-renováveis.
O que se entende por “fonte de energia”? Resumindo, “fonte de energia” é a origem da energia, a qual é um recurso natural que pode fornecer ao Homem determinado tipo de energia e sua substância transformadora. A natureza, em certas circunstâncias, pode fornecer recursos naturais que dão origem a um determinado tipo de energia, nomeadamente energia mecânica, elétrica, térmica ou química. As fontes de energia são um dos elementos importantes e indispensáveis à nossa vida quotidiana e ao desenvolvimento econômico, para além de serem extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida. As fontes de energia podem classificar-se em primárias e secundárias, consoante a sua origem.
“Fonte de energia primária”
A fonte de energia primária, também conhecida por fonte de energia natural, é uma fonte de energia que existe em forma natural na natureza e pode gerar energia de forma direta, destas destacam-se o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, a energia hídrica, solar e eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica.
As fontes de energia podem classificar-se em renováveis e não renováveis.
- As fontes de energia renováveis são uma infinita fonte geradora mesmo que sejam utilizadas pelo Homem, possuindo a capacidade de se regenerar naturalmente. Por exemplo, a energia solar, hídrica e eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica.
- Quanto às fontes de energia não renováveis,