Lixo
Os resíduos liberados por esse tipo de lixo pode se acumular em cadeias e teias alimentares, podendo até mesmo extinguir espécies e ainda causar graves problemas à saúde humana.
Todo lixo tóxico gerado deverá ter um destino correto para que não fique exposto aos fatores que favorecem contaminações.
O lixo tóxico causa vários tipos de reações tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas. As chuvas ácidas, a poluição dos lençóis freáticos e as mutações de pequenos seres são alguns destes danos provocados na natureza. Resíduos tóxicos podem, ainda, contaminar as águas profundas.
Resíduos de pesticida em vegetais, legumes e frutas, a presença de mercúrio nos peixes e vários outros produtos químicos podem causar câncer, defeitos de nascença, mutações genéticas e até a morte.
O médico, clínico geral, Clóvis Tomasi deu uma entrevista com o objetivo de informar a população sobre doenças causadas pelo lixo tóxico.
P: Quais doenças podem vir a ser causadas por agrotóxicos?
R: Podem causar diversos tipos de doenças como intoxicações, câncer de próstata, de mama, de testículos, ovário, e muitas outras.
P: Pilhas e baterias também podem causar doenças?
R: Sim, causam intoxicações graves caso se tenha contato com líquido que sai do material quando o mesmo está corroído e intoxicações leves caso alimentos cultivados com água ou solo contaminado pelos metais pesados das pilhas e baterias sejam ingeridos.
P: Agrotóxicos influenciam na nossa cadeia hormonal?
R: Influenciam, podendo até mesmo alterar o ciclo menstrual de agricultoras e a qualidade e quantidade do esperma dos agricultores.
P: Pessoas que consomem produtos cultivados com agrotóxicos podem acabar ficando doentes?
R: Com o decorrer do tempo pode-se ter uma