tarefa
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JUREMA DE PAULA RA: 119998 PATRICIA CARVALHO PEREIRA RA: 119972 PAULINA DIONIZIO COSME RA: 120152 SHIRLEY DOS SANTOS MENDES RA: 119961 VANESSA AP. GOMES SOUSA RA: 120054
EXCLUSÃO DO IDOSO RESIDENTE NA ÀREA DE VULNERABILIDADE SOCIAL.
ORIENTADOR:
EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
PILAR DO SUL-SP
2009
2. APRESENTAÇÃO
O presente Projeto de Pesquisa destina-se a estudar a aplicabilidade da Lei n° 8.842 de 04 de Janeiro de 1994, Política Nacional do Idoso (PNI) regulamentada pelo decreto lei 1.958, de 03 de Julho de 1996, que tem como objetivo: assegurar os direitos sociais do idoso, promover sua autonomia, integração e participação efetiva na Sociedade (Art. 1°). Dentre as inúmeras injustiças para a exclusão social presente neste país está o desrespeito ao idoso. Indivíduos que ofereceram suas vidas para preparar o Brasil que nos recebeu, dando o melhor de si para tornar esta chegada a mais confortável possível, é visto hoje como um “peso morto” em diversas camadas da sociedade.
Desprezo, descaso e até mesmo violência, refletem bem o que parte da população brasileira pensa de seus velhos. Entretanto, ao idoso devemos o respeito e profundo agradecimento por tudo o que fez ao longo de sua vida.
É dever da família, da sociedade e do Estado amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida. A família deve amparar os pais na velhice em situação de carência ou enfermidade.
O Estado deve garantir ao idoso o acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade bem como a liberdade e autonomia.
A sociedade deve participar e interar se por meio do Conselho Municipal do idoso,