a tarefa
Ao cientista compete captar, osentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas conseqüências. Ele pode descobrir o nexo entre as várias etapas em que se decompõe a ação social.
É oindivíduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social. O indivíduo não pode prever com certeza todas as conseqüências de determinadaação.
A análise sociológica não se confunde com a análise psicológica. O social só se manifesta em indivíduos, expressando-se sob forma de motivação interna epessoal.
Para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado. Ação social , ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mastal motivo não é compartilhado.
A tarefa do cientista.
Weber relata que a maioria das proposições positivas: o evolucionismo, a exterioridade do cientistasocial em relação ao objeto de estudo, ou seja, as sociedades e a não aceitação da importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade.A tarefa do cientista, para weber, era descobrir os possíveis sentidos da ação humana.
O cientista era como todo indivíduo em ação, também age guiado por seusmotivos, sua cultura, sua tradição, sendo possível descarta-se, como propunha Durkheim, de suas prenoções.
Como Weber define o espírito do Capitalismo?
Ele define o espírito do capitalismo como as ideias e hábitos que favorecem, de forma ética, a procura racional de ganho econômico. Weber afirma que tal espírito não é limitado à cultura ocidental mas que indivíduos noutras culturas não tinham podido por si só estabelecer a nova ordem econômica do capitalismo.