Fontes De Energia
Fontes de energia renováveis e não renováveis.
Faculdade Anhanguera
Fontes de energia renováveis e não renováveis.
Introdução
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou Não Renováveis (que podem se esgotar). Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos raios solares e dos ventos respectivamente) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Fontes de energia renováveis
As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis.
Existem vários tipos de fontes renováveis de energia, das quais podemos citar a solar, a eólica, a hídrica (mesmo com o governo dizendo que vai acabar), a biomassa, a geotérmica, a das ondas e a das marés.
Temos aqui, alguns exemplos de energias renováveis:
Energia solar
Consiste no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a Terra. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias. A sua principal questão, todavia, não é a sua disponibilidade na natureza, e sim as formas de aproveitá-la para a geração de eletricidade. Existem duas formas de utilização da energia solar, a fotovoltaica, em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a térmica, que aquece a água e o ambiente, sendo utilizada em casas ou também em