Trabalho de Criminologia
Alan Michael
1) De que forma o crime é abordado pelo direito penal ? E pela criminologia? Quais são as principais diferenças entre estas abordagens?
De acordo com a doutrina, o crime é abordado pelo Direito Penal com a função de selecionar os comportamentos humanos mais graves e perniciosos à coletividade, capazes de colocar em risco, valores fundamentais para a convivência social, e descrevê-los como infrações penais (Fernando Capez, 2004). Já a criminologia é uma ciência que tem o objetivo de apontar fatores que contribuem para o fenômeno criminal, ou seja, fatos exógenos e endógenos que dizem respeito a psique humana, aos motivos internos do indivíduo, o meio externo, o meio social. Essas são as principais diferenças em tipificar, o outro analisar e buscar estatísticas, estudos . Para criminologia o crime é um fato social que pode ser analisado de vários ângulos, por meio e técnicas.
2) Qual é a principal função da criminologia, bem como para a criminologia, quais são as características do crime A função primordial da criminologia é desenhar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito. Busca também compreender cientificamente o problema criminal visando a sua prevenção e interferência no homem delinquente.
3) Na visão criminológica, quem é o criminoso e por que o controle social é importante para a criminologia?
De uma forma genérica o criminoso é o agente ou sujeito que pratica infrações penais ( crimes) devido as circunstancias psicológicas, sociais e outros fatos, que devem ser considerados para a definição de politicas criminais para o desenvolvimento de um conteúdo social. O controle social se dá através de medidas de prevenção e ressocialização dessas pessoas envolvidas com a criminalidade, trata-se da busca de um meio social menos favorável a criminalidade.
4) Explique o termo “ cifra negra”. Quais são as razoes para ocorrência da cifra negra.
Cifra negra é o percentual que não chega ao estado ou