TRABALHO CRIMINOLOGIA
Etimologicamente, criminologia deriva do latim crimen (delito) e do grego logo (tratado),sendo o antropólogo francês Topinard o primeiro a utilizar este termo, que só adquire reconhecimento oficial, sendo aceito internacionalmente graças à obra de Garofalo,o qual junto com seus compatriotas italianos:Lombroso (que fala de Antropologia Criminal)e Ferri (que evoluciona em direção a Sociologia Criminal),podem ser considerados como os três grandes fundadores da Criminologia Científica. A criminologia pode ser conceituada como uma ciência baseada em fatos que se ocupa do crime, do criminoso, da vítima e do controle social dos delitos. Portanto, a criminologia tem como objeto o estudo da criminalidade, ou seja, estuda o crime e o criminoso.
A criminologia quando surgiu explicava a origem da delinqüência, utilizando o método das ciências, o esquema causal e explicativo, ou seja, buscava a causa do efeito produzido.
TEORIAS ECOLÓGICAS OU DA DESORGANIZAÇÃO
Social – a ordem social, estabilidade e integração contribuem para o controle social e a conformidade com as leis, enquanto a desordem e a má integração conduzem o indivíduo ao crime e à delinqüência. Teorias da sub cultura delinqüente – pressupõe a existência de uma sub cultura da violência, fazendo com que alguns grupos passem a aceitar a violência como um modo comum de resolver os conflitos.
Teoria da anomia significa sem Lei, conotando também a idéia de iniqüidade, Injustiça e desordem. A motivação para a Delinqüência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele.Como afirmava Rousseau, a criminologia deveria procurar a causa do delito na sociedade.Assim, Rousseau entendia que a sociedade tinha grande participação na pratica da conduta criminosa. Por outro lado, Lombroso encarava de forma diferente, dizia que para erradicar o delito deveríamos encontrar a eventual causa no próprio delinqüente e não no meio social, ou seja, na