A Psicologia do Desenvolvimento
Físico – Motor;
Intelectual;
Afetivo – Emocional;
Social;
O Desenvolvimento humano
Refere-se as desenvolvimento e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção continua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.
Qual a importância do Desenvolvimento Humano?
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. É descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores: São eles:
Hereditariedade – A carga genética estabelecer o potencial de individual, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se aquém ou alem do potencia, dependendo das condições do meio que encontra.
Crescimento orgânico – Refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao individuo comportamento e um domínio do mund0o que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica – É o que torna possível determinado padrão de comportamento. Ex. A alfabetização das Crianças, como elas seguram os objetos.
Meio – O conjunto de influência e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do individuo.
O desenvolvimento humano, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos.
Aspecto físico – motor – Refere as crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo. Ex. A criança levaria chupeta a boca.
Aspecto intelectual – É a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex. a criança de 2 anos que um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.
Aspecto Afetivo – Emocional – É o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. É o sentir como organizar seus sentimentos. Ex. Quando