Trabalho de Controle de Quantidade de Produção
Tecnologia Automação Industrial / Mecatrônica – 4º
Departamento de Engenharia
Resumo
O projeto integrado baseia-se na demonstração de como funcionaria um sistema de controle de produção na prática. Podendo assim, o fabricante controlar a quantidade de peças produzidas para cada cliente, evitando avarias e produções a menos ou a mais do que o solicitado.
Palavras-chave: Sensor, Contador, Controle.
Introdução
Os principais materiais utilizados no projeto são: o sensor indutivo, para captação do material produzido, o contador digital, para controle numérico e emissão do sinal para desligamento da máquina, e o mini contator, simbolizando a carga, ou seja, a máquina. Os outros materiais como, sinaleiro, mini disjuntor, esteira, fios e tomada são acessórios que garante maior proteção e precisão no sistema, porém, não são obrigatórios.
Sensor Indutivo
O sensor indutivo funciona captando objetos ferro magnéticos que interferem em seu campo eletro magnético gerado após a energização do sensor. Assim que o campo induzido pelo sensor for interferido pelo metal ferroso, este manda um sinal a carga, que pode ser diversos dispositivos, no caso do projeto, utilizamos um contador digital. O sensor é da marca Líder Cont, funciona com alimentação de tensão de 10 VDC a 30 VDC, e com corrente de até 200 mA, sendo este Double Pole – Single Throw.
Foto fornecido por Líder Cont® - Automação Industrial e Instrumentação Industrial em 23/04/13
Contador Digital de 1 nível
Para que o contador digital funcione corretamente, é necessário que algum dispositivo o oriente como deve prosseguir, no caso em questão, será o sensor indutivo, cada vez que o campo eletromagnético deste for interferido, este irá gerar um sinal digital que o contador interpretará como sendo um pulso, e portanto, uma unidade contada. A numeração do