teoria da contabilidade
A importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.
A sociedade anônima destaca se importante, devido á uma pessoa física que não tem recursos necessários para abertura da empresa, podem agrupar com outros indivíduos gerando uma pessoa “Jurídica”, desse processo de esforços começa gerar objetivos em comum. Conforme o código civil “art.981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a constituir, com bens ou serviços, para o exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados”. Mais temos que levar em relação que os sócios não são empresários da empresa, e sim donos, pois caso ocorra uma inadimplência os sócios terá que arcar com os prejuízos.
E interessante que os sócios da sociedade anônima não precisam se conhecer diretamente, pois essa sociedade requer participação por ações, e quando o sócio tiver a maior parte e chamado de majoritário eos que possuem maior parte da empresa e tem os minoritários que tem a menor participação.
Na sociedade anônima pode ser conhecida em dois aspectos de classificação, como aberta e fechada, sendo que aberta, permiti suas negociações na bolsa de valores e a fechada está restrita a um pequeno grupo de pessoas que a sociedade tradicional. Que não são negociadas na bolsa de valores. As companhias aberta representa maior liquidez do que as fechadas.
O capital social da empresa e destacado por ações, que podem ter vários valores, como diferenciado, (nominal, patrimonial, negociação, econômico e preços de emissão). Valor econômico e analise que e feita das ações, para que o investidor possa pagar um preço adequado com o mercado; Valor nominal e para certificar que os valores vendidos das ações não sejam menores do que o patrimonial; Valor patrimonial e quando se divide o patrimônio liquido por ações; Valor negociação e um ato de compra e vendas, que termina no momento que á partes estão satisfeitas e não cabe nos manifestar se as partes