a educação brasileira a partir de 1964
Realizei meu estagio de observação e auxilio na Escola Municipal Rondônia, no distrito de São José do Itavó. O referido estagio foi realizado no dia 26/03/2013 na turma do 3° na parte da manha. A sala era bem iluminada , com o alfabeto ilustrado em letra maiúscula e minúscula, tabuada, calendário e um painel com a data de aniversario de cada um.
Ao chegar na sala, os alunos estavam sentados cada um na sua carteira que continha seu nome nela. Logo em seguida a professora chamou a coordenadora para ajudar ela a olhar os bilhetes que foi mandado para casa para os pais assinarem. A maioria trouxe assinado.
A professora entregou um desenho com a História “ A cigarra e a Formiga” , para eles colarem no caderno de português e contar uma historia do jeito que eles quisessem para o desenho. Na sala havia um menino especial, que recebia atenção de uma professora particular.
Durante a aula, ela explicava sobre as pontuações (paragrafo, travessão, pontos de exclamação, interrogação ,virgulas etc...). Fiquei muito impressionada com a facilidade que cada um produzia o texto, parecia que eles já eram alunos de 5° ano.
Em seguido bateu o sinal para a hora do lanche, ficaram 15mn por lá,e logo se dirigiram para sala onde a professora os levou para o saguão, estavam presente o prefeito, o vice, a primeira dama ,e também a turminha do craz . Como era semana de páscoa ,foi entregado uma lembrancinha para cada um. Ela deixou eles brincarem com os brinquedinhos ate a hora da saída.
Nesse estágio pude observar que tudo que estudamos um dia alguém vai dar valor, e essa pessoa serão nossos filhos ,amigos ,familiares etc...
“ Mestre não é aquele que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender.” MARCELO SORIANO