Trabalho de controle de qualidade - feigenbaum
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro
Faculdade de Tecnologia
Engenharia de Produção
UERJ |
[pic] | |
Feigenbaum na História da Qualidade
Alunos: Anderson Araujo de Lima Gabriela C.G. de Oliveira Lucia Perez Toledo
Disciplina: Controle de Qualidade
Professor: Carlos Montanheiro
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. História de vida 4
4. Cenário da época 4
5. Influências 4
6. Controle da Qualidade Total 5 6.1. Os dezenove passos de Feigenbaum para a melhoria da qualidade 6
6.2. Os Quatro Pecados Mortais da Qualidade segundo Feigenbaum 7
7. Referências Bibliográficas 7
1. Introdução
Inicialmente o conceito de qualidade era associado diretamente com à definição de conformidade às especificações. Posteriormente este conceito evoluiu para a satisfação do cliente, que exige não somente produtos que estejam conforme com as exigências, mas também que atendem outros requisitos como: rapidez de entrega, flexibilidade, condições de pagamento, atendimento pré e pós venda, bom atendimento dentre outros.
Com esta evolução do conceito de qualidade, surgiu nas empresas a necessidade de assegurar esta qualidade, que se tornou fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois percebeu-se que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a qualidade não era suficiente para seu sucesso.
O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outros setores envolvidos com as atividades da empresa. O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os setores significativos na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa. Diversos fatores como cultura, filosofia de vida, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente na definição do que é qualidade. Sendo assim a qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às