Trabalho de Bioquímica
Atividade
Pesquisar a estrutura das seguintes proteínas. Relacione a estrutura encontrada com a função dessas proteínas nas células. α- queratina: É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de ligações de hidrogênio e ligações covalentes. A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.
Colágeno: é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. A fase prévia à formação de colágeno é intracelular: séries de três aminoácidos se ensamblam formando cadeias de polipéptidos, chamadas α, unidas entre sí a través de pontes de hidrogênio intramoleculares. Essas cadeias são ricas em prolina ou lisina e glicina, fundamentais na formação de superhélice. No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos.
Hemoglobina: é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigénio pelo sistema circulatório. A hemoglobina é um tetrâmero composto de dois tipos de cadeias de globina. Existem duas cadeias de cada tipo, sendo que um deles contém 141 aminoácidos e o outro contém 146. Cada cadeia proteica está ligada a um grupo heme; estes possuem um íon de ferro no seu