Trabalho de bioquimica
Discentes: Ana Dias 1CFSD3 Cláudio Correia 1TD1 Gonçalo Côrte-Real 1TD2 João Marmelo 1TD2 Inês Esteves 1CFSD4 Rio Maior, 15 de Janeiro de 2013
Índice
Introdução
Definição de Osteoporose
Prevenção da Osteoporose através do treino de força
Prevenção da Osteoporose através da suplementação da Vitamina D
Prevenção da Osteoporose através da suplementação de Cálcio
Conclusão
Bibliografia
Introdução No âmbito da unidade curricular de Bioquímica das Atividades Desportivas, foi-nos solicitada a escolha e realização de um trabalho de grupo com o tema “Prevenção da Osteoporose através do Treino de força e da suplementação do Cálcio e Vitamina D”.
Este trabalho consiste na recolha de três artigos sobre este tema e trabalha-los, ou seja, relacionar a Osteoporose com a vitamina D, o Cálcio e também o Treino de Força.
Definição de Osteoporose
A osteoporose é uma doença esquelética sistémica, que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, que levam a uma diminuição da resistência óssea e consequente aumento do risco de fraturas.
A osteoporose é uma doença de elevada prevalência nos países ocidentais, em que Portugal se insere. Existem, no nosso país, mais de meio milhão de pessoas, sobretudo mulheres, com osteoporose.
Pode ser atribuída a três fatores: * Perda óssea acelerada em mulheres na menopausa ou em homens e mulheres em idade avançada; * Crescimento ósseo deficiente na infância ou adolescência; * Perda óssea secundária a uma patologia, desordem alimentar ou medicação.
Representam fatores de risco maior para a osteoporose, os seguintes: * Idade superior a 65 anos; * Fratura vertebral prévia; * Fratura de