Trabalho de Atração de Seleção de Pessoas
Atração e Seleção de Pessoas
Alessandra Ribeiro dos Santos
GEP 10 – Ribeirão Preto
06/2013
A empresa A Santos SA (revenda de automóveis da marca Ford) instalada na cidade de Ribeirão Pires-SP, abriu uma vaga para Assistente de Vendas.
O motivo para essa contratação seria trabalhar o primeiro contato com o cliente assim que ele entra no showroom da loja, direcionando-o a um vendedor disponível ou se não houver no momento, poder ocupar o tempo para que o cliente observe os carros e não vá embora antes de ser atendido. Outro fator é filtrar os clientes “da famosa olhadinha”, para que o vendedor não perca tempo em atendê-lo, pendendo o possível comprador real. Também iria cadastrar clientes e manter o contato com eles, fomentando uma possível venda, avisando quando o modelo que ele gostaria, havia chegado, ou agendando um teste drive, além de servir um café e mostrar os veículo para o futuro comprador.
A vaga foi requisitada pelo Gerente de Vendas diretamente ao RH, visto que, muitos clientes iam embora, por não serem atendidos prontamente, já que a venda de um carro leva certo tempo, devido ao bem ser de alto valor e muitos querem simulações de financiamentos.
A partir da necessidade, o RH começou a levantar o Perfil de Competência: foram apontados os 3 pontos para definir a competência do cargo: como competência organizacional, criou-se os indicadores de importância e foi requerido as experiências concretas e resultados gerados para avaliar o candidato.
Sendo assim foi aberto um processo seletivo externo para atrair os candidatos no prazo mais curto possível e como a empresa é atrativa, muitos dos currículos já estavam no banco de currículos da empresa. Outra forma de divulgação foi através de divulgação da vaga na ACI de Orlândia e no PAT (Posto de Atendimento ao trabalhador) que tem um alcance regional através do site.
Recebido e analisado os currículos já existentes, a psicóloga selecionou os candidatos e os convidou por telefone