Trabalho De Arte POP E CONCEITUAL
- O QUE ERA
A Pop art é um movimento artístico surgido na década de 85 na Inglaterra, apareceu em um momento histórico marcado pelo ressurgimento das grandes sociedades industriais outrora afetadas pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop.
Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência, além de questionar os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias. Operava com signos estéticos de cores inusitadas, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes
Contudo, principalmente a partir do século XX, notamos que essa separação entre a arte e o mundo veio perdendo força na medida em que movimentos diversos buscaram quebrar tais limites.
- REPRESENTANTES (Artistas)
Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos.Entre outros representantes desse movimento, podemos destacar a figura de:
- Andy Warhol foi uma das figuras centrais da Pop art nos Estados Unidos. Como muitos outros artistas da Pop art, Andy Warhol criou obras em cima de mitos. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual, warhol é conhecido pelas múltiplas versões multicoloridas de “Marilyn Monroe”, produzida no ano de 1967.
- Claes Thure Oldenburg foi um escultor norte-americano de origem sueca representante do Pop Art americano. Com Oldenburg, desaparece