Clipe para papel
Clipe para papel
Russas - CE
2015
Alexsandro Sales
Gabrielle Marques
Hudson Maia
Igor Maia
Mateus Cintra
Mateus Noronha
Pedro Karol
Rafael Barreto
Clipe para papel
Russas - CE
2015
Introdução
Um clipe para papel é uma peça plana ou quase plana de metal, que desliza sobre uma borda de um conjunto de documentos e mantém os documentos juntos sem serem dobrados ou comprimidos pelo usuário e sem perfurar os papéis. A grande maioria dos diferentes modelos de clipes para papel foram feitos de fio de aço curvado. A maioria dos clipes de papel são variações do tipo Gem, introduzido na década de 1890, caracterizado por quase duas voltas completas feitas pelo fio.
Neste trabalho estão descritos os clipes para papel, desde sua invenção até a produção dos mesmos, envolvendo os processos de fabricação necessários com o uso das devidas máquinas.
História dos clipes
Por centenas de anos, até o final do século XIX, as pessoas não tinham uma boa maneira para prender papéis juntos, exceto amarrá-los como um livro, o que não era muito prático para apenas alguns papéis que precisassem ser separados novamente. Eles tentaram usar alfinetes, cortar no canto do papel e passar um pedaço de corda no furo para amarrá-los todos juntos, mas danificavam o papel e às vezes também os dedos.
O tipo mais comum de clipe para papel ainda em uso, é o clipe Gem, que nunca foi patenteado, mas era produzido na Grã-Bretanha no início dos anos 1870 pela "The Gem Manufacturing Company". A mais antiga documentação de sua existência é uma propaganda de 1894 para "Paper Clips Gem", a prova definitiva de que o tipo moderno de clipe para papel era bem conhecido em 1899. O crédito pela invenção do clipe Gem é dado ao homem que obteve a patente da máquina que os produzia, William Middlebrook de Waterbury, Connecticut, em 27 de abril de 1900, que teve concedida a patente de uma "Máquina de fazer grampos de papel com fio."
Desde então,