4 GEO
(A) ele apresenta acentuada concentração espacial, formando grandes aglomerados urbanos.
(B) os problemas ambientais urbanos atingem todos os grupos sociais com a mesma intensidade.
(C) o crescimento acelerado das cidades é acompanhado de melhorias nas condições de infraestrutura urbana.
(D) a expansão urbana avança sobre grandes áreas sem transgredir a legislação vigente que dispõe sobre a ocupação do solo urbano.
(E) o fluxo migratório pendular é fundamental no crescimento populacional das grandes cidades brasileiras
Letra a : a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana, em busca de melhores condições de vida , como também de empregos. Esse desenvolvimento industrial acelerado necessitava de grande quantidade de mão-de-obra para trabalhar nas unidades fabris, na construção civil, no comércio ou nos serviços, o que atraiu milhares de migrantes do campo para as cidades (êxodo rural).
O que ocasionou capitais inchadas, isto é, cresceram além das condições de oferecer qualidade devida adequada aos habitantes.
B-C
A urbanização desordenada POR POSSUIR falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água
O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência dos seguintes problemas:
Favelização – Ocupações irregulares nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, serão fruto do grande fluxo migratório em direção às áreas de maior oferta de emprego do país. A falta de uma política