Trabalho de AFO
O preço de venda é o valor monetário que um cliente está disposto a pagar para usufruir de algum bem ou serviço. A sua consolidação se justifica em decorrência de diversos elementos que atuam sobre ele.
A definição do preço é um entrave constante para muitas empresas. Um descuido nesta etapa pode gerar prejuízo e perda de mercado. É preciso considerar muitos fatores para definir um preço competitivo e com boa margem de lucro.
Para evitar que isso aconteça é necessário conhecer os fatores que atuam na formação do preço e chegar a um valor satisfatório para o desenvolvimento do negócio. A fim de entendermos a definição de preços de vendas, vamos considerar variáveis básicas:
● Custos: são aqueles decorrentes dos gastos com matéria prima para produção do produto, impostos e frete
● Despesas: são os gastos fixos como aluguel, pagamento de funcionários e equipamentos
● Margem de lucro: é determinado com base no valor da receita gerada subtraindo os valores de custos e despesas.
Para conhecer esses elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como os relacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente no qual estão inseridas, pois, qualquer decisão sobre preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas das empresas.
FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA PARA O COMERCIO
O valor do custo de mercadoria: o custo de mercadoria corresponde ao valor constante na nota fiscal de compra (valor da mercadoria + IPI -descontos concedidos na nota fiscal) + frete (se houver) – ICMS incidentes sobre o preço de aquisição e o frete (se a empresa encontra-se no regime normal de tributação de ICMS.
O regime tributário da empresa para calculo das alíquotas de impostos: este item é importante, pois sabendo-se quais os impostos a serem pagos sobre as vendas ter-se a condições de calcular essas percentagens e agrega-las ao preço da venda. A