TRABALHO AFO EVOLU O DA MOEDA
JULIANA APª FERRAZ
KYUHIANARA SANTOS
PATRÍCIA SANTA ROSA
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA MOEDA
Trabalho apresentado à disciplina de administração financeira e orçamentária do curso Técnico em administração como requisito para obtenção de nota parcial do 1º semestre da turma 1º período Asa.
Professora: Marli
ARAUCÁRIA
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos a história e a evolução da moeda brasileira, desde a época da colonização do país até os dias atuais.
Como a moeda surgiu quem as inventou, qual a forma de lastro a emissão e qual é a influência do governo na emissão da moeda.
O trabalho também contará os nomes dados à moeda desde sua fabricação, sendo elas: o florins, os soldos, o cruzeiro, cruzado, cruzeiro novo, cruzeiro real e o atual real.
Na época colonial, circulavam poucas moedas pelo território brasileiro. A economia era baseada principalmente a base de trocas, usando produtos de valor (algodão, açúcar e fumo). As poucas moedas que circulavam aqui eram cunhadas em Portugal.
Evolução e História da Moeda
Na Antiguidade mercadorias produzidas por civilizações eram utilizadas, como forma de pagamento para suas transações comerciais. Como moedas já circulavam fumos, óleo, sal, conchas e gado. Eram preferidos ouro e a prata por conta de sua raridade beleza.
O primeiro registro de uso das moedas, eram cunhadas na Lídia por volta do século VII posteriormente surgiria o papel moeda aproximadamente no século IX na China. Devido a facilidade de transporte e manuseio a Suécia foi o primeiro país a adotar o papel moeda.
O Escambo
Como não conheciam a moeda os primeiros grupos humanos (geralmente nômades) recorriam as trocas diretas de objetos, basicamente praticavam a exploração da natureza e se alimentavam por meio da pesca e frutos. No ambiente pouco diversificado os produtos do escambo eram variados.
Como não haviam sidos desenvolvidos sistemas monetários as trocas eram realizadas produto por produto, produto por