criação da terra
A formação da terra, e as condições primitivas:
(Há evidencias de que a terra surgiu há aproximadamente 4,5bilhões de anos);
A maioria dos cientistas acredita que da aglomeração de poeira, rochas, gases que giravam em torno do sol, gerou tanta pressão e calor que o material rochoso se fundiu, originando uma esfera incandescente, a Terra.)
• A vida foi se tornando possível na Terra à medida que o planeta se resfriava, formando água liquida sobre a sua superfície.
Panspermia e evolução química:
“Segundo a PANSPERMIA, a vida na Terra originou-se a partir de substâncias precursoras da vida, ou mesmo dos seres vivos, provenientes de outros locais do cosmo”.
Atualmente, a teoria da panspermia voltou a ganhar força com a descoberta de moléculas orgânicas em cometas e outros corpos celestes; isso sugere que o espaço interestelar não é um ambiente tão hostil á vida como se pensava.
A TEORIA DA EVOLUÇÃO QUÍMICA, ou a TEORIA DA EVOLUÇÃO MOLECULAR, de acordo com a teoria, a vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinaram, originando moléculas orgânicas simples, como aminoácidos, açucares, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.
O experimento de Miller:
O experimento de Miller ficou famoso por ter sido o primeiro a demonstrar a possibilidade da síntese de aminoácidos, para isso ele montou um aparelho simulador onde tentava recriar as condições existentes na Terra primitiva.
(ler imagem experimento de Miller)
"O mundo do RNA"
Alguns cientistas acreditam na capacidade do RNA de se duplicar e controlar reações químicas vitais sugere sua presença desde o inicio da vida na Terra. Muitos chegam a falar em um "mundo do RNA", para se referir ao hipotético período que teria precedido o aparecimento da vida na Terra. A seleção natural, ou, em outras palavras, a "sobrevivência dos mais capazes", teria começado a atuar nessa etapa da história da vida. Ao se multiplicar, as moléculas de RNA