Potência
DISCIPLINA: FÍSICA
PROFESSOR: NEWTON JÚNIOR
FÍSICA
POTÊNCIA
Moisés
Lucas Sousa
Rafael Tavares
Fernando
Gustavo
Eliésio
James Rafael
Newton Júnior
DEFINIÇÃO
Na Física, potência refere-se à quantidade de energia passada de uma fonte a cada unidade de tempo. De maneira simplificada, é a rapidez com a qual certa quantidade de energia é transformada – ou com a qual o trabalho é realizado.
DETERMINAÇÃO
Se considerarmos duas pessoas fazendo o mesmo trabalho, sendo que uma fez em um tempo menor do que a outra, esta precisou de mais esforço. Logo, houve uma potência maior.
Assim sendo, o rendimento de um corpo ou máquina pode ser determinado através da relação do trabalho que ela realiza pelo tempo gasto para realiza-lo, definindo a potência.
A relação entre trabalho e tempo é dada da seguinte forma:
Neste esquema, Pot representa a potência média, Δt é o intervalo de tempo gasto para a realização do trabalho e τ é o trabalho realizado pelo corpo.
RENDIMENTO
Quando falamos em rendimento, geralmente buscamos a relação entre algum material e a quantidade de “coisas” que com ele podemos realizar (maior ou menor rendimento perante determinada situação). Na Física, rendimento está ligado à energia e potência.
Toda vez que uma máquina realiza trabalho, parte de sua energia total é dissipada (não perdida, visto que “nada se perde, tudo se transforma”) – seja por alguma falha ou devido ao atrito.
Então, para calcularmos o rendimento utilizamos a seguinte fórmula:
Temos: η representando o rendimento da máquina;
Pu representando a potência utilizada pela máquina;
Pt representando a potência total recebida pela máquina.
Para calcularmos a potência total, somamos as potências útil e dissipada:
Pt= Pu + Pd
Visto que o quociente provém de grandezas de uma mesma unidade, o rendimento é uma grandeza