desenvolvimento da produção
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Profª. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Tutor Eliane Oliveira Foster Reis
PORTO ALEGRE
2014
Introdução
Este artigo busca através da análise de trajetórias históricas, das características econômicas e dos objetivos políticos dos países; Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS) evidenciar a influência do bloco na economia mundial.
O estudo do desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores como Produto Interno Bruto (PIB) - Índice De Gini, A Curva De Lorenz E O Índice De Desenvolvimento Humano (IDH), e condições locais.
Vamos comparar as teorias econômicas dos principais autores brasileiros. O artigo discutirá sobre os indicadores de desenvolvimento econômico de Porto Alegre; a influência do nível de ensino da população no desenvolvimento da região e a contribuição dos avanços tecnológicos para o desenvolvimento econômico de Porto Alegre e do Brasil.
1. PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) - ÍNDICE DE GINI, A CURVA DE LORENZ E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).
PIB; é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
O Índice de Gini; criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.