Trabalho Cpc 16 Completo
O objetivo O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento orienta sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seus reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
Como reconhecer
Os estoques são bens adquiridos e destinados à venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda. Os estoques também são produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo. No caso de prestador de serviços, os estoques devem incluir os custos do serviço, para o qual a entidade ainda não tenha reconhecido a respectiva receita.
Mensurar
Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. A mensuração dos estoques, incluindo formas e critérios de valoração utilizados; o valor total em estoques e o valor registrado em outras contas apropriadas para a entidade; o valor de estoques pelo valor justo menos os custos de venda; o valor de estoques reconhecido como despesa durante o período; o valor de qualquer redução de estoques reconhecida no resultado do período ; as circunstâncias ou os acontecimentos que conduziram à reversão de redução de estoques ; e o montante escriturado de estoques dados como penhor de garantia a passivos. O valor de custo do estoque