Trabalho coletivo na escola
COSTA, Aurelina Aparecida de Oliveira BONFIM, Alcione da Silva
PETRILLI, Silvia Regina Pincerato
FAC-FEA Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba
RESUMO:
Este estudo faz uma reflexão crítica sobre a importância do trabalho coletivo em grupo no contexto escolar. Parte das dificuldades encontradas no dia-a-dia dos estudos no curso de Pedagogia da FAC-FEA, mais especificamente das dificuldades em lidar com a diversidade dos conflitos surgidos interior dos trabalhos coletivos propostos pelos professores. Faz os seguintes questionamentos: Porque é tão difícil trabalhar coletivamente em grupo? Quais atitudes são favorecedoras e como deve ser conduzido o trabalho coletivamente em grupo? Este estudo de abordagem qualitativa buscou, por meio da pesquisa bibliográfica explorar os principais estudos sobre a temática e se deparou com perspectivas que apontam para a compreensão crítica sobre a origem do conceito de trabalho coletivo e sua relação com os modos de produção capital. Por fim faz uma reflexão sobre as reais possibilidades de se concretizar o trabalho coletivo em grupos na escola na perspectiva da construção coletiva do trabalho dialógico.
Palavras-chaves: trabalho coletivo em grupo e contexto escolar
1. INTRODUÇÃO:
O trabalho coletivo em grupo no cotidiano escolar tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais produtivo para se alcançar os objetivos educacionais, a tão almejada qualidade da educação escolar brasileira.
No entanto, no dia-a-dia do processo de formação muitas são as dificuldades que observamos ao se propor e desenvolver um trabalho coletivamente em grupo. Assim este estudo faz os seguintes questionamentos: Porque é tão difícil trabalhar coletivamente em grupo? Quais atitudes são favorecedoras e como deve ser conduzido o trabalho coletivamente em grupo?
Diante das problemáticas apresentadas, o objetivo do estudo é localizar o conceito de