Doc, pdf
Introdução
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo formado por células e substâncias que promovem a sustentação corporal dos animais vertebrados, contribuindo aproximadamente com 15% do peso do corpo.
Sua função, associada à conformação anatômica do esqueleto, viabiliza aos organismos algumas vantagens fisiológicas correlacionadas ao hábito de cada espécie, como por exemplo: ponto de inserção dos nervos, apoio aos músculos, adaptações locomotoras, produção de células do sangue, bem como proteção a alguns órgãos vitais (pulmão, coração, cérebro).
O tecido ósseo caracteriza-se por serem muito rígido e resistente, suas principais funções estão relacionadas à sustentação e à proteção servindo como alavanca para os músculos e também armazenadores de substâncias.
Resumo:
O tecido ósseo é o que mais sofre alterações, na sua composição podemos encontrar a matriz óssea, células, periósteo e induziu.
O endósteo é formado por fibras reticulares e osteoblastos.
Endósteo: tecido conjuntivo frouxo, que reveste o osso esponjoso o canal medular, os canais de Havers e Volkmann. Canais de Volkmann são canais microscópicos encontradas no osso compacto, são perpendiculares aos Canais de Havers, e é um dos componentes do sistema de Haversian. Os canais de Volkmann também podem transportar pequenas artérias em todo o osso. Os canais de Volkmann não apresentam lamelas concêntricas
O periósteo é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso.
Funções: proteção e sustentação são as principais. Além disso, se destaca por participar do sistema de alavanca, dar apoio para os músculos, aumentar a coordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como cálcio e fosfato.
Células do tecido:
Osteoblastos: são células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óssea. Localizam-se na periferia das trabéculas. A forma destas células está diretamente