Doc pdf
Alimentos e Bebidas
A área de Alimentos e Bebidas – A e B, dentro da estrutura organizacional e funcional do hotel, é a mais complexa. As despesas com mão-de-obra é 2,5 vezes maior que o setor de hospedagem, por esse motivo muitos hotéis optam pela “terceirização”. Mas com auxilio de um bom administrador a área de A e B pode ser a mais rentável do hotel.
O agrupamento dos setores de A e B, fica: Cozinha, bar, copa, restaurante e banquetes
A Gerência
Em Hoteis de grande porte a área de A e B fica á cargo de um gerente, nos de pequeno porte quem fica no comando do setor pode ser um “maître” ou pelo proprietário. Tem como Atribuições e Responsabilidades:
- planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades na área de comidas e bebidas;
- zelar pela boas condições de higiene e segurança dos produtos nos locais onde são estocados;
- zelar pela perfeita condição de higiene nos locais que oferecem comidas e bebidas;
O Restaurante
“ Considera – se restaurante o estabelecimento que fornece ao público alimentação mediante pagamento “ ( Castelli, 2003).
Esse é um conceito bastante abrangente quanto aos tipos de estabelecimentos, mas cada um possui suas características próprias pelas quais são melhores definidos.
A definição de restaurante de turismo é encontrada no decreto 84.910 de 15.7.80, em seu artigo 2°-b, e diz: “ O estabelecimento destinado à prestação de serviços de alimentação e que, por suas condições de localização ou tipicidade, possa ser considerado de interesse turístico”.
Os restaurantes podem ser classificados por categorias do tipo: Luxo, primeira categoria, segunda categoria e terceira categoria. Essas categorias são representadas por símbolos, como