"Cores quentes e frias na arte naif”
Áreas Envolvidas: Artes Plásticas, História, Música, sentidos e sensações Técnicas Previstas: Desenho, recorte e colagem, pintura.
Duração: 12 horas-aula
Ideia Central: As cores fazem parte da nossa vida e não podemos imaginar o mundo sem elas. Estão sempre ligadas aos nossos sentidos e sensações. A Arte Naif, que ainda é praticamente desconhecida pela maioria das pessoas, traz muito do mundo das cores, todas as suas telas, suas obras foram feitas com a utilização de cores variadas, ou seja, são bem coloridas, suas cores são vibrantes, e por isso serão usadas no conteúdo artístico sobre cores quentes e frias.
Atividade de Culminância:
Realização de uma composição artística onde os alunos poderão utilizar diversos materiais (tintas, papéis coloridos e lápis de cor), baseando-se nos temas da Arte Naif: rurais e urbanos, observando as cores solicitadas pela professora por sorteio – cores quentes ou frias luminosas e vibrantes. Também haverá uma montagem de dois painéis na última aula, um das cores quentes e outro com as cores frias.
Objetivos Gerais da Unidade:
- Conhecer e diferenciar as cores quentes e frias através de imagens e sensações, bem como a Arte Naif, suas obras e alguns artistas, sabendo destacar os seus principais temas.
- Desenvolver a criatividade realizando um trabalho artístico usando diversos materiais e temas naifs.
Justificativa:
O grupo de alunos aprecia bastante a aula de artes porém, como a grande maioria das pessoas não conhecem a Arte Naif, seus encantos e suas cores. Em virtude disso e conforme o solicitado pela professora da turma, os alunos trabalharão as cores quentes e frias dentro da Arte Naif e seus artistas
ARTE NAIF
A INGENUIDADE DO ARTISTA
É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação, portanto é instintiva e onde o artista expande seu universo particular. Claro que, como numa arte mais intelectualizada, existem os