O papel do coordenador pedagógico
O papel do coordenador pedagógico na organização das atividades coletivas da escola
A função de coordenador pedagógico, por ser ainda um cargo educacional recente, criada nos meados dos anos 80, apresenta funções muito vastas e desarticuladas das suas competências educativas. Atividades como preenchimento de documentos da secretaria ou da administração, acompanhamento de crianças doentes ao posto de saúde, substituição de professores que faltam acabam fazendo parte do seu cotidiano. Enfim, sempre que ocorre na escola um problema que não há um profissional designado para este fim o coordenador pedagógico é solicitado para suprir esta ausência.
Cabe saber que as atribuições desta função pedagógica são amplas e complexas. Faz parte das atividades do coordenador pedagógico a organização e orientação do trabalho pedagógico, identificando as necessidades dos alunos e professores e o acompanhamento do trabalho docente, sendo responsável pelo elo entre a escola e a comunidade educacional na gestão democrática.
Convém ao coordenador pedagógico não confundir seu papel de articulador do trabalho docente e de projetos coletivos com o de formação de professores, pois esta é uma tarefa complexa e exige atividades específicas de acordo com uma avaliação diagnóstica das defasagens e dos problemas apresentados pelos professores e, a responsabilidade de formação docente cabe à escola.
Além da articulação, do planejamento e avaliação das ações pedagógicas, o trabalho coletivo desenvolvido pelo coordenador pedagógico serve como engrenagem para o bom funcionamento da escola como um todo. A parceria escola-família-comunidade torna-se necessária à medida que a participação, o compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos, professores, coordenação, direção e demais funcionários ocasionam transformações significativas nesse ambiente. Este trabalho coletivo deve