0 Papel do coordenador pedagogico
A coordenação pedagógica, segundo o artigo 20 do Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal tem por finalidade “planejar, orientar e acompanhar as atividades didáticos- pedagógicas.” Esta afirmação leva, entre outros, ao pressuposto de que o papel do coordenador pedagógico deve ser o de identificar as necessidades dos docentes de sua instituição e encontrar, juntamente com eles, soluções para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Não basta para ele somente ter um domínio da teoria, mas sim, sensibilidade para perceber tais necessidades.
O documento também assinala que é trabalho do coordenador auxiliar os docentes nas buscas e explorações de diferentes recursos tecnológicos, assim, cabe a ele promover situações para que os professores entrem em contato com tais recursos, estimulando-os a viabilizarem projetos para serem aplicáveis na sala de aula.
Partindo desse pressuposto, pode-se identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar. Contudo, observa-se que atualmente, devido à carência de professores, muitos coordenadores estão assumindo somente a tarefa de substituto (e tal atribuição não está listada no regimento). Além do mais, o coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais como tarefas de ordem burocrática( preenchimentos de relatórios, substituição dos membros da direção em reuniões, quando esses não podem comparecer), disciplinar(apagando focos de incêndios entre professores, alunos e pais) e exercendo