INVESTIMENTOS EXTERNOS DIRETOS NO BRASIL
Alunos: Lívia Fanchioti Blank. Marcieli de Souza do Rosário, Maria Isabel Gomes dos Santos e Thaís Ferreira Blank
(3º Período do Curso de Ciências Contábeis - FAACZ).
Professores: Géssica Germana Fonseca e Luiz Fermando Dalmonech.
RESUMO
Investimento representa a ampliação de capital em alternativas que promovem o aumento efetivo da capacidade produtiva de um país, determinando maior capacidade futura de gerar riqueza.
Investimentos diretos registram a aplicação e o retorno dos investimentos diretos de brasileiros no exterior, e de estrangeiros no Brasil.
Os investimentos estrangeiros podem ser efetuados sob a forma de investimentos diretos ou de investimentos em carteira. Os investimentos estrangeiros são realizados geralmente por razões políticas, diplomáticas ou militares
O investimento realizado pelos estrangeiros no Brasil é importante para que o País possa equilibrar suas contas financiando o déficit com o setor externo verificado nos últimos anos. O País financia este déficit com a entrada de dólares que ingressam na forma de investimentos estrangeiros em setores produtivos.
Mas o outro lado dessa mesma moeda é que a elevação na entrada de dólares no Brasil derruba a cotação da divisa e valoriza o real, aprofundando ainda mais o rombo nas contas externas com o aumento das importações, a elevação gastos de turistas brasileiros no exterior e a remessa de lucros de empresas estrangeiras instaladas no Brasil para as suas matrizes fora do País.
Palavras - chave: Investimentos. Estrangeiros. Brasil.
1. INTRODUÇÃO
O aumento da presença de empresas estrangeiras atingiu todos os setores da economia, mas foi particularmente intenso nas atividades de serviços nas quais tinham, anteriormente, pouca participação. Refletiram, em grande parte, os resultados do processo de privatização, particularmente nos setores financeiros e de telecomunicações,