Trabalho Civil Retrovenda 1
RETROVENDA
FELIPE COLETTE BOING
GILBERTO RONCATTO JUNIOR
MAYARA PASCOAL
MURILO CÁSSIO EUZÉBIO
JUNDIAÍ, 23 DE MAIO DE 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
RETROVENDA
Trabalho apresentado como exigência de nota à matéria de Direito Civil VI, sob a orientação da professora Dra. Regiane Scoco Laurádio, durante o sexto semestre, do primeiro semestre de 2014, do curso de Direito, do Centro Universitário Padre Anchieta.
JUNDIAÍ – 2014
1. Grupo 1:
“Pedro e Maria entabulam um contrato de venda e compra de um bem imóvel, pelo valor certo e ajustado de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). No referido contrato, as partes entabulam o pacto adjeto da retrovenda.
Decorridos 15 (quinze) meses da data da assinatura da escritura de venda e compra, Pedro decide recomprar o imóvel, porém, Maria não aceita receber o preço da negociação e dificulta o exercício do direito de resgate, por parte de Pedro.
No caso hipotético, como advogado de Pedro, fundamente sua pretensão e seu eventual direito.”
A defesa de Pedro se baseia no conceito do contrato de Retrovenda, que é uma cláusula especial num contrato de compra e venda, na qual se estipula que o vendedor poderá resgatar a coisa vendida, dentro de um prazo determinado, pagando o mesmo preço ou diverso, previamente convencionado.
Do contrato de compra e venda
A compra e venda é um contrato bilateral, oneroso e consensual mediante o qual o vendedor se obriga a transferir bem ou coisa ao comprador, que por sua vez assume a obrigação de pagar preço determinado ou determinável em dinheiro.
Pacto adjeto ou acessório é a denominação dada a toda cláusula inserida no contrato, formando uma convenção acessória dentro de uma convenção principal, com a finalidade de garantir seu adimplemento ou modificar seus efeitos.
Retrovenda - Art. 505 ao 508 do Código Civil
1.1. CONCEITO
Retrovenda é uma cláusula especial num contrato de