Trabalho etica
CENTRO DAS ENGENHARIAS
ENGENHARIA GEOLÓGICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA GEOLÓGICA
Deiziane Natália Silva Faria
Matheus Costa Fraulo
Na antiguidade Clássica, grandes filósofos apresentaram uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto. Atualmente, quando nos referimos ao comportamento de alguns profissionais como engenheiros, advogados, dentre outros, podemos examinar suas condutas perante suas respectivas profissões durante o dia-a-dia. Sendo assim, é possível definir a ética como sendo responsável pela investigação dos princípios que orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas e valores presentes na realidade social.
Sendo a ética um conjunto de assuntos morais, cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade e a responsabilidade.
Em relação a esses valores na engenharia, o profissional deve pautar sua conduta fundamentada em princípios éticos, como o objetivo do engenheiro, a honradez da profissão, relacionamento e intervenção do profissional sobre o meio.
O principal objetivo do engenheiro seria o bem estar da humanidade, assim como a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores. A profissão é alto titulo de honra e sua pratica exige conduta e relacionamento honesto, com espirito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição.
Portanto, ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei,