trabalho ciencia politica
“Há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver, que aquele que trocar aquilo que se faz por aquilo que se deveria fazer, aprende antes sua ruína do que sua preservação” (Maquiavel, O Príncipe, p.73)
A partir da leitura do trecho acima, da leitura dos textos de Maquiavel e sobre o filósofo italiano e de nossas aulas, mostre como a novidade maquiaveliana aparece no cenário do pensamento político da época.
Uma resposta completa deve compreender pelo menos 10 linhas de texto.
Maquiavel baseava seus ideais políticos no estudo do estado atual das coisas daquela época e dizia que não se deveria prever o estado ideal das coisas, pois para ele o homem que faz previsões ao invés de agir para concluir um objetivo não chegaria a finalizar nenhum deles. Mostrou, também, que a política é como um jogo em que se conquista e mantêm o poder, que depende de um líder político de capacidade individual incomensurável dotado de sorte e virtude. Com esta novidade, Maquiavel tornou-se polêmico, pois suas idéias iam de encontro aos ideais do povo daquela época, os que viviam sob domínio da igreja e suas perspectivas eram baseadas na vontade divina; isto o tornou a ser incompreendido por grande parte dos homens do seu tempo.
2-) Leia o trecho:
“Essas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural e que o homem é por natureza um zoon politikós (animal de cidade – animal político)” (Aristóteles, Política, 1253a).
A partir da leitura do trecho acima, da leitura do capítulo primeiro da Política de Aristóteles e de nossas aulas, construa um texto que apresente os argumentos aristotélicos para atingir a conclusão apresentada na citação a cima
Uma resposta completa deve compreender pelo menos 10 linhas de texto.
Com base nos aprendizados sobre Aristóteles e seus conceitos sobre política, observo que, assim como a cidade é natural e constituída por seres racionais e auto-suficientes, os quais são os homens, que são todos reprodutores por