Trabalho de ciência política
ÍNDICE
Estado, Governo e Administração Pública no Brasil
1. (Pag. 1) Paralelo entre Estado e governo.
2. (Pag. 1-2) Poderes do Estado na clássica tripartição de Montesquieu.
3. (Pag. 3) Funções do Estado.
4. (Pag. 4) Resumo sobre Administração pública.
Aluno: Higor Toledo Joy Curso: Direito
Matéria: Ciência Política
Profª: Millene Millen
1. Estado: Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém segundo Max Weber, o monopólio legítimo do uso da força (coerção, especialmente a legal). O reconhecimento da independência de um estado em relação aos outros, permitindo ao primeiro firmar acordos internacionais, é uma condição fundamental para estabelecimento da soberania. O Estado pode também ser definido em termos de condições internas, especificamente no que diz respeito à instituição do monopólio com o uso da violência.
É importante esclarecer que os conceitos de Estado e Governo não são sinônimos. Os governantes são aqueles que, temporariamente, exercem cargos nas instituições que conformam o Estado.
Desse modo, o Estado representa a forma máxima de organização humana, somente transcendendo a ele a concepção de Comunidade Internacional.
Governo: O Governo é "a organização, que é a autoridade governante de uma unidade política“, "o poder de regrar uma sociedade política" e o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade. O governo é usualmente utilizado para designar a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma