Trabalho Ciencias Politicas
Alunos: Ariane Passos, Bianca Cristina, Jacqueline Guimarães, Leiliane Valverde,Roberta Bedin, Waleska Correia.
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CIÊNCIA POLÍTICA
LEOPOLDINA-MG
2015
Questões
1) Por que combater o senso comum? Fundamente.
02) Qual a relação entre Ciência Política e Direito? Fundamente.
03) Qual a relação entre Ciência Política e Economia? Fundamente.
04) Comente sobre a grande mutação da Ciência Política ao fim da Idade Média e seus reflexos nos tempos atuais. Fundamente.
Questão 05
Analise o seguinte trecho de texto:
“ (....)A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar...” (CHAUÍ, Marilena. Filosofia. Atica. São Paulo, 2000. Pp. 220-223).
Com base em tal texto e no estudado em Ciência Política, nas aulas, nos textos ofertados, responda: a Qual a ideia de Hobbes para a natureza do homem? Ele é bom ou mau? Fundamente. b Como é o homem no Estado de Natureza? Fundamente c O que legitima o Contrato Social? Fundamente d Por que o soberano não tem limites? Fundamente. e O soberano tende ao absolutismo? Fundamente.
Questão 06
Observe o trecho de texto abaixo:
“ (....)No pensamento político de Hobbes e de Rousseau, a propriedade privada não é um direito natural, mas civil. Em outras palavras, mesmo que no estado de natureza (em