Biofisica da audição
Curso- Fisioterapia
Docente- Geronimo Freire
Academicos- Debora Rocha Joelma Baracho Joselma Ramos Maxuell Erne Verlane Rayanne
BIOFISICA DA AUDIÇÃO
INTRODUÇÃO
O ouvido humano é um órgão que capta o som e converte em estimulo mecânico, produzido em meio externo, esses estimulo nervosos, são transmitido para o cérebro, as informações recebidas são representadas por movimentos ondulatório, ele não só capta e transmite como também é responsável pelo equilíbrio do corpo e percepção de movimentos.
Biofisica do Ouvido
É a parte da física, que estuda o som (acústico) a velocidade de uma onda sonora depende das propriedades elásticas e enerciais do meio.
O ouvido é costituido de três partes ouvido externo, médio e interno
Ouvido externo- É nesta parte que inicia o estimulo produzido por uma fonte sonora, o canal tem aproximadamente 0,7 cm de diâmetro e 2,5 cm de comprimento e termina na membrana timpânica.
Ouvido médio- A membrana tipânica é o inicio do ouvido médio,essa é uma cavidade cheia de ar de aproximadamente 2 cm cubicos de volume ele contem três pequenos ossos, são eles martelo, bigorna e estribulo.
Ouvido interno- Nesta parte do ouvido,a energia transportadora pelo estimulo sonoro será convertida em um sinal elétrico, o qual será levado ao córtex auditivo na sua estrutura contém cóclea.
No mecanismo da audição as partes vibram na direção em que a onda se propaga desde os tipanos até os cílios do ouvido interno, as propriedades elasticas tem papel importante na propagação de energia sonora.
A velocidade do som em qualquer meio é dada por: | | . |
Patologia
Labirintite é uma doença que afeta o ouvido interno ou labirinto, o responsável pelo equilíbrio do corpo humano um dos fatores é o estresse, o diagnostico é feito através de