trabalho causas e acidentes de trabalho
Consideram-se acidente do trabalho as doenças profissionais e doenças do trabalho.
PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES DO TRABALHO.
ATOS INSEGUROS: são fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes do trabalho e que são definidos como causas de acidentes que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, ou seja, a violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrência de um acidente. EXEMPLOS: Agir sem permissão, dirigir perigosamente, deixar de chamar a atenção, não usar EPI, brincar em local de trabalho, inutilizar dispositivo de segurança, não cumprir as normas de segurança etc... É falsa a ideia de que não se pode predizer nem controlar o comportamento humano. Na verdade, é possível analisar os fatores relacionados com a ocorrência destes e controlá-los. Seguem-se, para orientação, alguns exemplos que podem levar os trabalhadores a negligenciar as normas de segurança: CONDIÇÕES INSEGURAS: São consideradas falhas técnicas, que presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos:
EXEMPLOS: Falta de dispositivos de proteção ou inadequados, iluminação inadequada, ordem e limpeza deficientes, ventilação inadequada, excesso de ruído, ect.
ORDEM E LIMPEZA: É sabido que no ambiente de trabalho muitos fatores de ordem física exercem influências de ordem psicológica sobre as pessoas, interferindo de maneira positiva ou negativa no comportamento humano conforme as condições em que se apresentam. Neste contexto, a