Repteis e Anfíbios
O que é
Os repteis são animais vertebrados tetrápodes e ectodérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante, quando estar frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e ao esquentar, ele também se aquecer.
Hibernação
Os repteis não suportem lugares de temperatura baixa e nem muito alta. Durante o inverno algumas espécies hibernam. Ficam num estado de dormência. Essa é a forma que encontraram de manter a temperatura necessária para sobreviverem ao frio do inverno. Antes de hibernar, os repteis comem uma grande quantidade de alimentos para formar uma camada grossa de gordura no corpo. Para hibernar os repteis se enterram nos solos ou deslizam dentro de fendas nas rochas.
Repteis pré-históricos
Os primeiros répteis que apareceu na terra foi cerca de 340 milhões de anos atrás. Seu ancestral era anfíbio, mas já o primeiro réptil podia respirar sem a necessidade de retornar a água. O período Mesozoico foi o tempo em que a terra era dominada pelos repteis. Esse período é também chamado de era dos repteis. Durante milhões de anos eles foram evoluindo e se adaptando conforme a possibilidade de sobrevivência e alimentação. Alguns aprenderam a voar e outros retornaram a viver nos oceanos.
Grupos de repteis:
Hoje há quatro principais grupos de repteis que ainda permaneceram na terra:
Ordem Chelonia (Tartaruga, Cágados e Jabutis) Com 225 espécies;
Ordem Squamata (Cobras e Lagartos) com 5.800 espécies;
Ordem Crocodilia (Crocodilos e Jacarés) com 21 espécies;
Ordem Rhynchocephalia (Tuataras) Com 2 espécies;
Curiosidades
O camaleão pode mover seus olhos para dois lados diferentes ao mesmo tempo e tem a língua maior que o seu corpo. Ele consegue apanhar insetos a 25 centímetros de distancia.
As cobras ouvem com a língua. Ela não tem ouvidos e as suas línguas são extremamente sensíveis às vibrações sonoras. Elas vivem mostrando a língua justamente para captar essas vibrações.
Um grama de veneno da