REPTEIS E ANFIBIOS
Neste trabalho apresentaremos informações básicas sobre certas espécies, como Repteis e Anfíbios, abordaremos as características gerais, a circulação , habitat, reprodução, alimentação, sistema digestor, curiosidades entre outros.
Repteis
Características gerais:
Os repteis do latim reptilis, que se arrasta, cujos representantes mais conhecidos como serpente lagartos, jacarés, crocodilos e tartarugas, formam a classe REPTILA. Eles tem o corpo recoberto por uma grossa camada impermeável, constituída pela proteína queratina, e pulmões bastantes eficientes nas trocas gasosas com o ambiente aéreo, o que lhes confere grande adaptação á vida em terra firme. A principal inovação evolutiva que permitiu que os repteis conquistar definitivamente o ambiente de terra firme foi seu tipo de ovo, denominado ovo amniótico. Os ovos dos repteis são protegidos por uma casca membranosa ou calcaria, e seus embriões desenvolve estrutura extraembrionárias (sacos vitelínico, âmnio e alantóide), que permite o seu desenvolvimento fora da agua.
Espécies
A classe dos répteis esta dividida em três ordens principais: quelônios, escamados e crocodilianos.
Os quelônios estão representados pelas tartarugas, pelos cágados e jabutis. Não possuem dentes, mas um bico forte, e apresentam carapaça óssea com uma parte dorsal e outra ventral. São todos ovíparos.
Os escamados possuem escamas recobrindo todo o corpo e sofrem mudas, isto é, de tempos em tempos eles abandonam a parte externa da epiderme antiga que é substituída por uma nova. São subdivididos em dois grupos: os lacertílios e os ofídios.
Lacertílios - Compreendem os lagartos, os camaleões e as lagartixas, répteis de corpo alongado, com a cabeça curta e unida ao corpo por um pequeno pescoço. Possuem quatro membros, sendo os anteriores mais curtos que os posteriores.
Ofídios - Compreendem as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas. A grande maioria desses