Senso comum
Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo pela pele ou por ingestão.
CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES QUÍMICOS
GASES E VAPORES
Conceitos básicos
GÁS - chamam-se gases as substâncias que a 25 graus centígrados e pressão barométrica de 760 mm de Hg encontram-se no estado gasoso(CNTP). Um gás pode ser liquefeito por resfriamento ou aumento da pressão ou, então, por combinação de ambos os processos. Alguns gases são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, nitrogênio, fosfina, arsina, fosfogênio.
VAPOR — quando uma substância normalmente é líquida ou sólida a 25 graus centígrados e 760 mm de Hg e passa ao estado gasoso por mudanças de temperatura ou pressão, ou ambos ao mesmo tempo, dizemos que se trata de um vapor. Logo, um vapor é um gás, o qual está próximo do seu ponto de condensação. Alguns exemplos incluem vapores de benzeno, tolueno, percloroetileno, metanol, mercúrio, disulfeto de carbono, acetona etc
Tanto os gases como os vapores formam com o ar misturas consideradas como soluções na atmosfera e tendem a ocupar todo o espaço de um recipiente ou recinto.
Do ponto de vista da Higiene Industrial, gases e vapores são tratados juntos devido ao seu comportamento similar. Os métodos utilizados para sua amostragem nos locais de trabalho, assim como sua posterior análise laboratorial, são freqüentemente similares.
PRESSÃO DE VAPOR
Os líquidos possuem uma tendência natural de passar à fase vapor, isto é, tendem a vaporizar e esse fenômeno está relacionado intimamente com a chamada pressão de vapor. Esta pode ser definida como aquela pressão de equilíbrio que a molécula do líquido exerce quando escapam da superfície líquida e se transformam em vapor. Essa pressão depende de dois fatores:
PRESSÃO DE VAPOR
a) Da natureza