Anfíbios e Repteis
Os répteis surgiram aproximadamente á 300 milhões de anos, época esta que a área terrestre era dominada pelos anfíbios, ou seja, os répteis são oriundos de zonas aquáticas. Com a evolução dos répteis, a dominação dos anfíbios a área terrestre foi sendo dominada pelos répteis, que com seu desenvolvimento foi criando características próprias para a sobrevivência em habitat terrestre.
Os anfíbios como sendo os primeiros a habitar a zona terrestre é por conseqüência o primeiro ser vertebrado a sobreviver nas condições terrestres, os mesmos foram os pioneiros na área terrestre por fatores biológicos mais favorecidos, como o desenvolvimento de órgãos e estruturas ósseas.
Os répteis foram se desenvolvendo logo depois, tornando-se seres tetrápodes, ou seja, seres que possuem quatro membros de locomoção, o famoso vulgo “quadrúpedes”.
Os répteis em semelhança aos anfíbios e a presença de cloaca que é expelido os resíduos orgânicos e a “expulsão” dos ovos. Mas antes da expulsão dos ovos vale citar que em conseqüência da saída dos repteis da água ele se tornou ovíparo, para que seus fetos, fossem gerados em meios aquáticos, por tanto dento dos ovos á uma bolsa, a bolsa amniótica que contém nutrientes para que o feto mantenha-se hidratado e nutrido, sendo assim nesse ponto os repteis e anfíbios tem em comum o fato de precisar de água para a reprodução, porém os repteis desenvolveram-se para que isso acorressem em área terrestre.
Um ponto diferente é a vértebra dos anfíbios para os repteis, pois os repteis tem a coluna vertebral mais larga, para proteger o pulmão que fora desenvolvido, já a dos anfíbios é uma coluna mais estreita pela não existência de pulmão, e a respiração ser feita pela pele e/ou pelas brânquias.
Entre os pontos comuns são pelo fato de ambos serem homeotérmicos, ou seja, a sua temperatura varia conforme o ambiente. E também o fato de ter os olhos nas laterais por não terem o pescoço