Tegumento repteis e Anfibios
O tegumento é um dos maiores e mais extensos sistemas orgânicos do corpo. Ele é composto pelos 4 tipos de tecidos, cobre a protege as estruturas subjacentes e forma uma barreira fundamental entre o delicado maquinário interno do corpo e os elementos estranhos do mundo externo. (Colville, Thomas, Anatomia e Fisiologia Clinica para Medicia Veterinaria, Ed. 2ª)
Compreende a pele normal com seus revestimentos de pelos e uma variedade de glândulas cutâneas, assim como regiões mais especializadas como garras, cascos e cornos. A pele recobre completamente o corpo e se une ás membranas mucosas de vários orifícios naturais. (Dyce, K.M., Tratado de Anatomia Veterinaria, Ed. 4ª)
Repteis
Os répteis constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes (possuem 4 membros) , são todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), característica que os permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios.
A pele dos répteis é seca, sem glândulas ou mucosas e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência. Seu sistema respiratório é mais complexo se comparado com dos anfíbios. Nos répteis os sexos são distintos (macho e fêmea) e a maior parte geralmente é ovípara.
São encontrados em todos os continentes exceto na Antártica, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais. Conseguem até um certo ponto regular ativamente a temperatura corporal, que é altamente dependente da temperatura ambiente. A maioria das espécies de répteis são carnívoras e ovíparas (botam ovos). Algumas espécies são ovovivíparas, e algumas poucas espécies são realmente vivíparas.
Tegumento dos Repteis De modo