Sistema tegumentar
1.Os invertebrados possuem a epiderme composta apenas por uma camada de células. Os vertebrados (peixes, anfíbios e répteis) encontramos a epiderme e derme e nas aves e mamíferos, encontramos, alé, da epiderme e derme, a hipoderme.
2.Nos peixes, a epiderme possui glândulas mucosas que produzem um muco glicoproteico. As escamas dos peixes ósseos são de origem dérmicas e dos peixes cartilaginosos, de origem dermo-epidérmicas.
3.Nos anfíbios, a epiderme apresenta-se com uma camada fina de queratina e com muitas glândulas mucosas, facilitando os processos de respiração cutânea. Algunas anfíbios possuem glândulas paratóides (glândulas de veneno) no dorso.
4.Nos répteis, o tegumento não possui glândulas e apresenta uma grossa camada de queratina em placas e escamas. Esta característica ajudou os répteis a conquistar o ambiente terrestre.
5.Nas aves, o tegumento apresenta: penas, glândula uropigeana (para a lubrificação das penas) e placas córneas. As penas são importantes como isolante térmico. Possuem a terceira camada no tegumento, a hipoderme.
6.São anexos exclusivos dos mamíferos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas. Os pelos atuam como isolante térmico. Possuem a terceira camada de tegumento, a hipoderme.
7.Seres homeotermos- São aqueles que mantêm a temperatura do corpo constante mesmo com a alteração da temperatura do ambiente (aves e mamíferos). Heterotérmos ou pecilotérmos- São os animais que não conseguem manter a temperatura cosntante do corpo (todos os demais animais).
8.A epiderme da pele humana apresenta-se