Trabalho Capitulo
Pode-se afirmar que a mais conhecida teoria sobre motivação é, provavelmente a hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow. Que trata das necessidades que o ser humano tem em forma de hierarquia, desenhada por uma pirâmide. As necessidades são as seguintes:
Quando cada uma destas necessidades é suprida, surge a necessidade de outra, pois o ser humano está sempre em busca da auto-realização. Assim, de acordo com a teoria de Maslow, para motivar alguém deve-se entender em qual nível das necessidades a pessoa se encontra e focar em satisfazer este nível ou o nível superior.
Maslow dividiu as necessidades em dois patamares: mais altos e mais baixos. As necessidades de nível mais baixo são as fisiológicas e de segurança, e as necessidades de nível mais alto são aquelas relacionadas a auto realização. A diferença entre esses patamares é que as necessidades de nível mais alto são satisfeitas internamente, ou seja, dentro do individuo, e as de nível mais baixo são satisfeitas externamente, através de coisas como remuneração e permanência no emprego.
Embora a hierarquia das necessidades permaneça popular entre os executivos, existe pouco embasamento para afirmar que as necessidades são organizadas de acordo com as dimensões propostas por Maslow, ou que uma necessidade atendida impulsiona o ser humano a um novo nível de necessidade.
TEORIA X E Y DE DOUGLAS Mc GRAGOR
Douglas Mc Gragor apresenta duas visões distintas sobre o ser humano:
Teoria X: basicamente negativa
Teoria Y: basicamente positiva
Para McGregor, a visão que os executivos têm da natureza dos seres humanos se baseia em certos agrupamentos de premissas e que eles tendem a moldar seu próprio comportamento em relação aos funcionários conforme este conjunto de premissas.
Parte da premissa de que as necessidades de nível mais baixo dominam os indivíduos.
Parte da premissa de que as necessidades de nível mais