1 Fundi O
O Controle de Qualidade é uma das etapas mais importante do processo industrial. É através dela que será possível garantir os padrões de qualidade e assegurar a qualidade do produto desde a matéria-prima até o envio para cliente.
“O Controle de qualidade não se restringe à verificação da sanidade da peça pronta; ao contrário deve acompanhar todo o processo, da encomenda a expedição”
A incorporação de um setor de controle de qualidade na fabricação industrial é indispensável, visto que dá ao produtor e ao consumidor um meio de julgamento que os levem a rejeitar ou aceitar um produto. Sendo necessário nesse setor admitir profissionais (operadores, técnicos e engenheiros) capacitados e treinados para trabalhar de acordo com padrões especificados.
O Controle de qualidade abrange diversas áreas de conhecimentos e os profissionais responsáveis devem utilizar técnicas e equipamentos que forneçam informações sobre as peças fabricadas como matéria-prima utilizadas, composição química, homogeneidade e heterogeneidade, propriedades físicas e mecânicas, qualidade da superfície etcs...
A indústria de fabricação para se adequar ao mercado, garantir um produto de qualidade, adquirir novos clientes e manter clientes antigos devem ser feitos investimentos em profissionais capacitados, montagem de laboratórios especializados, equipamentos de campos os quais podem ser realizados as medições no local onde as peças estão sendo fabricadas.
O Controle de qualidade vem como uma ferramenta para garantir que peças ou produtos defeituosos ou fora dos padrões especificados de qualidade cheguem no mercado ou aos clientes o que seria prejudicial ao nome da empresa ou produtor.
Nesse processo de controle de qualidade visa a separação ou retiradas dos produtos ou peças que estão fora dos padrões, com defeitos, com dimensões diferentes ao estabelecidos e fora de acabamentos. As peças ou produtos fora dos padrões podem ser retirados totalmente do processo ou podem ser