Peticao 1
CONDOMINIO PIRINEUS, ente despersonalizado, representado neste ato pelo síndico João da Silva, (nacionalidades, estado civil, profissão), portador da Carteira de identidade n° ..., portador do CPF/MF sob o n° .., residente e domiciliado na rua ..., n° ..., bairro..., São Paulo/ SP, através da advogada que no final assina, Dra. ..., devidamente inscrita no Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Goiás, sob o nº. ..., vem à honrosa presença de Vossa Excelência propor a presente
Ação de cobrança pelo procedimento sumário,
em face de Pedro (...), (nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n°... , portador do CPF/MF n°... , residente e domiciliado na av. ..., n° ... , bairro ... , São Paulo/ SP), pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I- DOS FATOS
O Senhor Pedro recentemente realizou a aquisição de um imóvel situado no Condomínio Pirineus. Foi-se lavrado devidamente a escritura publica de tal imóvel, porém o adquirente não o levou a registro público. Embora esteja na posse do apartamento e no mesmo reside. Pedro esteve presente em varias audiências do condomínio, se candidatou a síndico, sem ter êxito. Passando por dificuldades financeiras Pedro se encontra em mora com o rateio condominial, adquirindo desta forma um débito de 2.200,00 reais ( DOIS MIL E DUZENTOS REAIS).
Como não houve acordo entre as partes para a quitação do débito, venho propor tal ação para que haja o pagamento dos vencimentos.
II- DO DIREITO
De acordo com o artigo 1315 do código civil, diz : “ O condômino é obrigado, na proporção de parte, a concorrer para as despesas de conservação ou divisão da coisa, e a suportar os ônus à que estiver sujeita.”
De acordo com a doutrinadora Maria Cecília L. Almeida: “ A obrigação primordial do condômino é concorrer, na proporção de sua participação, para as despesas de conservação ou divisão da coisa, bem como