Trabalho Cadeiras
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ERGONOMIA
ESTUDO ANTROPOMÉTRICO DE CADEIRAS USADAS EM NOSSO DIA-A-DIA
Rafael Talini Lorenzi - 557795
Júlia Giordani Berton - 576287
Lajeado, 24 de Março de 2015.
No trabalho realizamos medições em três cadeiras que são por nós utilizadas durante o nosso dia-a-dia.
Na situação A, trata-se de uma cadeira utilizada para fazermos nossas refeições diárias, ela não possui regulagens e por ser alta não transmite total conforto para uma pessoa de baixa altura poplítea. Ela possui apoio para os pés entre as pernas da cadeira, mas, para uma pessoa baixa utilizar, teria que reduzir o ângulo de curvatura do joelho, de algo em torno de 90° para um ângulo entre 40° e 60°, assim deixando o usuário em uma posição desagradável, prejudicando na circulação sanguínea, por esses motivos não devemos utilizá-la em grandes períodos de tempo.
Na situação B, trata-se de uma cadeira giratória de escritório, usada durante a nossa jornada de trabalho diária. Essa cadeira conta com regulagem de altura, de ângulo do encosto lombar e regulagem na altura dos apoios para os braços. Por ela possuir essas regulagens, ela pode adaptar-se a quase todos os tipos de pessoas, de baixos a altos e com diferentes alturas poplíteas. Por seu uso exigir que transmita a maior comodidade possível, esse tipo de cadeira é pensado para quem tem uma rotina restrita, geralmente usada em escritórios, pois se uma pessoa ficar várias horas em uma situação desagradável reduziria drasticamente na produtividade do mesmo.
Na situação C, trata-se de uma cadeira de descanso, utilizada geralmente em salas para assistir televisão e sendo bem aceita para leitura de livros ou simplesmente para relaxamento, por possuir ângulo de encosto lombar assim como ângulo para os quadris, proporciona uma posição agradável para descansar depois de uma longa jornada de trabalho.
Com as medições feitas e com nossos conhecimentos antropométricos,