Trabalho GA cadeira EAD
O trabalho tem como base o texto “A conquista e colonização da América”. Texto de Rafael Ruiz. Quadrante. Os documentários O povo brasileiro I e III e Armas, germes e aço: a conquista.
1 – Sobre o texto de Rafael Ruiz
a) Indicar cinco palavras – chave e mostrar seu significado de cada uma delas no do texto. Justificar em até em duas linhas
Direito Romano: reintroduzido na Europa no século XIII e difundido pelos juristas que desejavam fortalecer o poder dos reis absolutistas em detrimento da autoridade do Papado, legitimava a guerra de conquista como o único meio definitivo de resolver as divergências entre os povos.
A Declaração dos direitos do homem e do cidadão (1790) demoraria ainda mais de dois séculos, e seriam necessárias duas Guerras Mundiais para que começasse a impor-se a ideia de uma Sociedade das Nações, de um tribunal internacional de crimes de guerra, etc.
Na verdade, esse processo de “fermentação” humanitária do direito e das mentalidades está ainda longe de completar-se, mas também não é pequeno o caminho que já se percorreu.
Já durante a primeira parte do reinado de Carlos V, enquanto o imperador se encontrava absorvido principalmente pelas questões europeias – Alemanha, Flandres, França –, o fator econômico passou a ocupar o primeiro plano, atiçado pela descoberta das minas de ouro e prata do México, da Bolívia e do Peru; esses anos, entre 1510 e 1540, foram os dos piores desmandos dos conquistadores.
Para efeitos de comparação: os primeiros cursos superiores de Direito no Brasil datam do século XIX. Igualmente introduziram-se desde o começo as Imprensas reais, num momento em que muitas cidades europeias ainda careciam delas.
b) Apontar e justificar três objetivos do processo de conquista da América. Justificar cada objetivo em 2 linhas.
Do ponto de vista jurídico o primeiro motivo da conquista da América foi a evangelização. É o que distingue nitidamente o